Página inicial > Catálogo de Serviços - UFCG > Mba Em Gestão Empreendedora E Inovação (Especialização Lato Sensu)

Mba Em Gestão Empreendedora E Inovação (Especialização Lato Sensu)

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 12h40 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 12h45 | Acessos: 257

O MBA em Gestão Empreendedora e Inovação em seus objetivos, metas, estratégias e atividades foca o desenvolvimento de atitude empreendedora, dimensão que visa o desenvolvimento de pessoas que além de participativas, críticas, reflexivas e criativas, estão comprometidas com a inovação e com o exercício da responsabilidade social. Este MBA busca, complementarmente, relacionar teoria à prática, entendidas como dimensões indissociáveis para uma análise reflexiva da realidade.

Por outro lado, na sua concepção, o MBA considera a missão de educar e a visão de futuro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), valores que podem orientar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente aqueles voltados para o desenvolvimento humano, a inclusão e a responsabilidade social. Além disso, os quatro pilares da educação - aprender a ser, a fazer, a conviver e a conhecer – foram tomados como orientação focal para o desenvolvimento deste MBA.

Neste sentido, os fundamentos que nortearam a concepção do MBA são os seguintes:

Gestão empreendedora de negócios de alto impacto;

Gestão da Inovação no Contexto da Gestão do Conhecimento;

Necessidade de visão integrada e sistêmica do processo de inovação, superando a percepção comum envolvendo as dimensões: econômica, financiamento e conhecimento técnico-científico, enfatizando a gestão do habitat e discutindo as limitações dos modelos lineares;

Exploração das dimensões humana, histórica, filosófica, política, econômica, legal, sociocultural, técnico-científica, e epistemológica da inovação, segundo as perspectivas da gestão de empreendimentos inovadores;

Desenvolvimento de uma linguagem de comunicação adequada aos empreendedores e gestores de inovação, com ênfase no tratamento dos conceitos básicos envolvidos no processo de inovação (tecnológica ou não) e difusão;

Ênfase no desenvolvimento de técnicas de gestão estratégica, visando à formação de equipes de alto desempenho e também na elaboração, execução e avaliação de projetos e planos de negócios de acordo com a filosofia de planejamento situacional e combinação com as categorias do Modelo Evolutivo, e com a metodologia da matriz de impactos cruzados, usada para iniciar construção de cenários; e,
Entendimento dos interesses e papéis dos distintos agentes do sistema de inovação, com ênfase na aprendizagem de técnicas de negociação e empreendedorismo inovador.

Quem pode utilizar este serviço?

Escolas, Professores e Estudantes de Ensino Médio e Ensino Superior, Produtores Rurais com Práticas Produtivas Inovadoras.

Quais são as etapas para realização desse serviço?

Publicação do Edital do Curso;

Prazo para Impugnação do Edital;

Resolução de Autorização do Curso;

Preparação de Material e Divulgação do Curso; Período de Inscrições;

Homologação das Inscrições;

Recurso referente a Homologação das Inscrições; Divulgação dos Resultados dos Recursos Referentes a Homologação das Inscrições;

Resultado Final das Inscrições Homologadas após Recursos;

Matrícula dos Candidatos Selecionados; Aula Inaugural do Curso;

Início das Aulas Presenciais do Curso; Período de Realização das Disciplinas;

Elaboração do TCC com foco em Empreendimento Inovador e de Alto Impacto ou uma Monografia em Inovação e Empreendedorismo;

Defesas dos TCC’s;

Entrega ou Depósito da Versão Final dos TCC´s;

Elaboração do Relatório Técnico Final do Curso MBA em Gestão Empreendedora e Inovação;

Análise e Aprovação do Relatório Técnico Final do Curso MBA em Gestão Empreendedora e Inovação pela PRPG; e

Emissão dos Certificados do MBA pela UFCG.

03 Meses a 02 Anos, dependendo das dimensões do Projeto.

Através da Fundação de Apoio da UFCG (Fundação PaqTcPB), normalmente com recursos captados através de Instituições Parceiras de Fomento (SEBRAE, Prefeituras Municipais, Órgãos Federais e Estaduais de Reforma Agrária).

Por e-mail:
peasa@peasa.ufcg.edu.br;
vicente.paulo@tecnico.ufcg.edu.br; rossino.ramos@tecnico.ufcg.edu.br

Por telefone:
(83)21011591; 21011590; 21011589; 988787662
(Vicente Araújo); 987244418 (Rossino Ramos)